A Prefeitura encerra o ano de 2024 com o balanço de 43 equipamentos de saúde novos ou remodelados entregues em todas as regiões da cidade, entre eles 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), responsáveis pelo atendimento primário à população, e oito Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), voltadas a urgências e emergências.
Na região da Subprefeitura Lapa, o balanço inclui a inauguração das UBSs Caju, no Jaguaré, e Vila Anglo, em Perdizes, além da nova Unidade de Acolhimento Adulto Boracea, na Barra Funda. Para o início de 2025 está prevista a entrega na nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Lapa, que substituirá o antigo PS Lapa, na Avenida Queiróz Filho (Vila Leopoldina). Além disso, a Vila Ipojuca ganhará uma nova UBS, cujas obras já foram iniciadas.
As obras e projetos de requalificação dos equipamentos entregues pela Prefeitura em toda a cidade integraram o Projeto de Reestruturação e Qualificação das Redes Assistenciais da Cidade de São Paulo – Avança Saúde SP, viabilizado com recursos do financiamento internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Foram US$ 100 milhões aportados pela instituição, com a contrapartida de US$ 100 milhões da Prefeitura de São Paulo.