A Secretaria Municipal de Cultura realiza, em dezembro, a 5º Mostra ‘Em Cena’, evento que disponibiliza peças teatrais de grande produção gratuitamente aos munícipes, nos equipamentos públicos culturais. Para esta edição, o público poderá assistir15 peças teatrais, entre peças adultas e infantis, que percorrem os teatros Cacilda Becker, Alfredo Mesquita, Arthur Azevedo e Paulo Eiró.
A Mostra em Cena 2024 tem o objetivo de mostrar peças de teatro que representam o cenário teatral paulistano de 2024. A seleção inclui peças que abordam temas sociais pertinentes e contemporâneos, seja no gênero musical, comédia ou drama. As peças gratuitas em exibição foram agraciadas ou indicadas em grandes prêmios do ramo, como o Prêmio APCA., Prêmio Bibi Ferreira e o Prêmio Shell.
No Teatro Cacilda Becker (Rua Tito, 295 – Lapa) a programação começa no sábado, 7, às 11 horas, com o espetáculo infanto-juvenil ‘Fábulas’. Realizado pela Cia. Mevitevendo, esse teatro de animação contemporânea mistura bonecos, máscaras e atores em quatro fábulas tradicionais de diferentes partes do mundo: Brasil, África, Grécia e França. Releituras visuais e sonoras com texto divertido e poético. Num tempo no qual os bichos ainda falavam, lá onde as antigas histórias nasceram, ainda existe um mundo fabuloso de seres inteligentes e tolos, corajosos e covardes, honestos e trapaceiros. Já às 16 horas, outro espetáculo para o público infantil, ‘A Concha’, conta a história de Tamikuã, que vê todo o seu mundo desmoronar com a morte de sua amada avó. Perdido e sem lar, ele embarca, acompanhado de seu cachorro Capitão Nemo, em uma jornada de descoberta e autodescoberta para tentar encontrar seu lugar no mundo. As duas peças serão exibidas novamente no domingo, 8, nos mesmos horários.
No sábado, 14, e domingo, 15, o espetáculo é para o público adulto. Às 18 e 21 horas, no sábado, e 19 horas, no domingo, o Grupo Sobrevento apresenta a peça ‘Para Mariela’, que uma reflexão sobre os sonhos de uma vida simples e a complexidade da imigração, baseada em histórias de crianças imigrantes bolivianas da comunidade local.