Em meio às obras de construção da Ponte Pirituba-Lapa, na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, próximo à Marginal Tietê, uma descoberta arqueológica surpreendeu as equipes da Prefeitura. Na última semana, durante as escavações, os técnicos encontraram peças que especialistas acreditam fazer parte de duas locomotivas inglesas fabricadas pela “Sharp Stewart” por volta de 1860 e que foram usadas pela São Paulo Railway durante a fase de construção da ferrovia Santos-Jundiaí.
Uma análise mais detalhada do material encontrado pode indicar que o achado é de valor inestimável, pois essas peças podem ter feito parte das primeiras locomotivas a trafegar no Estado de São Paulo. Esses trens tiveram uma importância ímpar na história ferroviária nacional, já que além de terem sido usados na construção da SP Railway, funcionaram durante o período áureo do café, transportando a maior riqueza de São Paulo à época do interior até o Porto de Santos.
Após serem ‘aposentadas’, as duas locomotivas viraram sucata e suas peças de ferro podem ter sido utilizadas nas obras de retificação da calha do Rio Tietê, na década de 1950, quando houve a necessidade de ampliar o aterro da via.