Planejada em 1996, na gestão do prefeito Paulo Maluf, a ampliação da Avenida Mario de Andrade, paralela à Avenida Francisco Matarazzo, continua indefinida, mesmo sendo prioridade no contexto das obras da Operação Urbana Consorciada Água Branca (OUCAB) desde 2013. O grande entrave para a finalização do Projeto Executivo da obra continua sendo o método construtivo a ser utilizado na transposição da Avenida Mario de Andrade para a Avenida Santa Marina.
Na reunião do Conselho Gestor da OUCAB, ocorrida em 18/9, o assunto foi colocado em pauta. “Os dados que temos neste momento indicam dificuldades de construir essa passagem em nível inferior”, explicou Antonia Ribeiro, coordenadora de Planejamento da SP Obras, empresa municipal que acompanha a execução de projetos urbanísticos na cidade.
Segundo Antonia, a alternativa para esse gargalo seria a construção de um viaduto ligando as duas avenidas. Estudo nesse sentido já está sendo encaminhado, mediante aditivo no contrato firmado com a empresa responsável pela elaboração do Projeto Executivo da obra de ampliação da Avenida Mário de Andrade. Não há prazo para a entrega das avaliações.
Desde 1996, a Avenida Francisco Matarazzo vem recebendo projetos de impacto viário, entre eles universidades, Shopping Bourbon, hipermercados e Arena Allianz, sem, no entanto, contar com compensações privadas que proporcionassem o adequado planejamento viário. Dessa forma, o prolongamento da Mário de Andrade, obra estimada em mais de R$ 400 milhões, é considerado vital para desafogar o tráfego intenso naquela região.