Nova sala de cinema em Perdizes

0
2197

O bairro ganha sala cult de cinema, no Anexo da Casa Guilherme de Almeida.

Guilherme de Almeida 03 (Acervo Casa Guilherme de Almeida)
Guilherme de Almeida 03 (Acervo Casa Guilherme de Almeida)

 

Um espaço sofisticado e que segue os moldes dos grandes cineclubes paulistanos do século passado, foi aberto no dia 30 de janeiro, como parte das celebrações pelo aniversário de São Paulo. A Casa Guilherme de Almeida inaugurou a Sala Cinematographos em seu espaço anexo, que conta com uma programação diversificada de filmes semanalmente. O espaço tem em torno de 80m², capacidade para 40 pessoas e a entrada é gratuita.

A Casa é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerenciada pela organização Poiesis. Especialmente para a abertura foi exibido o filme São Paulo, Sinfonia da Metrópole (1929), de Rudolf Lustig e Adalberto Kemeny, com trilha sonora ao vivo por Livio Tragtenberg. O evento contou a presença do Secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Mattos Araujo.

“Cinematographos” é o nome original da coluna que Guilherme de Almeida escrevia diariamente no jornal O Estado de S. Paulo entre os anos 1920 e 1940, pioneira da crítica cinematográfica em nosso país. Durante dezesseis anos ele produziu milhares de críticas de filmes das mais variadas origens e temas. Com uma programação intensa, o novo espaço vem resgatar esse ofício do poeta, propondo a difusão, o debate e a formação sobre o cinema e seus diversos aspectos.

A Casa Guilherme de Almeida firmou uma parceria com a Versátil Home Video, principal distribuidora de DVDs do país para realizar mensalmente a “Sessão Versátil” na Sala Cinematographos. As informações sobre a programação são periodicamente atualizadas e publicadas no site (abaixo).

Sala Cinematographos – Casa Guilherme de Almeida Anexo
Rua Cardoso de Almeida, 1943, Perdizes. Tel. 3673-1883.
www.casaguilhermedealmeida.org.br

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY