Pancadões e árvores são tema de reunião entre moradores e subprefeita

0
264

A subprefeita da Lapa, Fernanda Galdino, recebeu na segunda-feira (14) um grupo de moradores para tratar questões de zeladoria e perturbação do sossego. O encontro foi viabilizado pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Perdizes/Pacaembu.

O primeiro tema discutido foi a grande demanda de podas e remoções de árvores. Com o período chuvoso que culmina em muitas quedas, moradores afirmam ser necessário o reforço do trabalho preventivo. Relatam também as frequentes ocorrências de protocolos abertos pelo 156 que são finalizados sem a realização dos serviços. Fernanda Galdino falou que a subprefeitura tem se esforçado para dar celeridade aos processos. “Nesse período de chuvas muitas árvores caem e a gente faz um trabalho de ‘apagar incêndios’ que sabemos não ser o ideal. Mais de 90 árvores caíram com essas últimas chuvas. Contratamos um estudo que realizará a tomografia das árvores mais antigas para avaliar os riscos. A preservação do patrimônio e das vidas tem prioridade na nossa gestão. A demanda é grande, mas temos nos esforçado para atender toda a nossa região”, afirma a subprefeita. Fernanda Galdino também disse que quando assumiu a administração regional havia mais de 500 árvores com serviços pendentes e que agora os exemplares já foram segmentados entre os que precisam de apoio da Enel e os que só dependem da subprefeitura. Os moradores defenderam que valorizam a presença do verde na região, sendo necessário, além do manejo, o replantio de árvores nos locais onde elas caíram. A subprefeita informou que em sua gestão já foram plantados 1200 exemplares.

Já em relação à perturbação do sossego, o problema levantado foi o medo da volta dos pancadões no entorno da PUC. Com o retorno das aulas presenciais, alunos voltaram a fazer festas na Rua Ministro Godói. O professor Álvaro Luiz Travassos de Azevedo Gonzaga, integrante da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias da universidade, também esteve presente na reunião e disse que a PUC se solidariza com os problemas dos moradores e fará tudo ao seu alcance para contribuir para a boa convivência. Foi questionado ao Capitão Di Luca sobre o uso de caixas de som na rua, mas a Polícia Militar só pode atuar na apreensão de carros de som. A subprefeitura se comprometeu a atuar na fiscalização dos comércios localizados na via para que respeitem o horário de funcionamento somente até à 1h.

Na terça-feira (15) foi realizada a reunião ordinária do Conseg Perdizes/Pacaembu e entre as questões apresentadas no encontro, que ocorreu de forma virtual, esteve o entupimento de bocas de lobo nas ruas Professor João Arruda e José de Freitas Guimarães, o barulho em uma casa noturna na Rua Bartira e em um bar na Rua Minerva, o descarte de água com sedimentos em obras nas ruas Cotoxó com Tucuna, e entre as ruas Desembargador do Vale e Padre Chico, e por fim o aumento de assaltos na região da Pompeia.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY