Centro Dia da Lapa recebe sessões de pet terapia

0
237

O Centro Dia do Idoso (CDI) da Lapa iniciou um projeto de pet terapia no dia 3 de março. A ideia é que duas vezes por mês os idosos atendidos na unidade recebam a visita de animais terapêuticos.

Na última sexta-feira (11) a visita foi do collie Venom, cão da voluntária Elisangela Ferraz, que também é moradora da região. A pet terapia é uma técnica terapêutica que conta com os animais como apoio para o tratamento de pessoas portadoras de problemas de saúde, estimulando tanto o aspecto físico quanto o emocional. O objetivo é melhorar a qualidade de vida e acelerar processos de recuperação.

Gloria Maria Varanda Gaitan, de 78 anos, ficou muito feliz com a visita do cãozinho. “Foi uma experiência maravilhosa, a sensação é de que a alma da gente se enche. Eu amei e quero que se repita sempre”, relata. “Adorei a visita do cachorro, de brincar com ele e poder abraçar”, afirma Izolda Rathingueri, de 93 anos.

Para a psicóloga responsável pelo projeto, Ana Lúcia Moretti Lemos, essa é uma forma diferente de ajudar os idosos que, de modo geral, têm maior vulnerabilidade emocional. “A intenção é melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de todos”, explica Ana Lúcia.

O Centro Dia do Idoso é um serviço que oferece atenção diurna a pessoas idosas em vulnerabilidade social e com grau de dependência, que necessitam de uma equipe multidisciplinar para prestar serviço de proteção social e de cuidados pessoais, bem como o fortalecimento de vínculos, autonomia e inclusão por meio de ações de acolhida, escuta, informação e orientação. O público-alvo do atendimento são as pessoas com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, prioritariamente beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS) e incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com diferentes necessidades e graus de dependência, que não tenham condições de permanecerem sozinhas nos domicílios.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY