Prefeitura estimula bares e restaurantes com mesas e cadeiras ao ar livre

0
318

Quem circula pela região notou o aumento da presença de parklets, estruturas com mesas e cadeiras nas ruas, em bares e restaurantes. A iniciativa faz parte do projeto Ruas SP, implantado pela Prefeitura em fevereiro do ano passado, ampliando a capacidade de atendimento do público pelos estabelecimentos durante a pandemia.

Na cidade foram habilitadas 190 vias para receber a estrutura, sendo que na região foram liberadas total ou parcialmente as ruas Caraíbas, Cotoxó, Ministro Ferreira Alves, Desembargador do Vale, Doutor Augusto de Miranda, Tucuna, Martinho de Campos, Aimberê, Doutor Franco da Rocha, Tavares Bastos, Coronel Melo de Oliveira, Barão do Bananal, Doutor Homem de Melo, Camilo, Caio Graco, Camândulas, Brentano, Bela Nápoles, Trípoli e Carlos Weber.

A instalação só pode ocorrer em locais que antes eram destinados ao estacionamento de veículos, onde não exista faixa exclusiva de ônibus, ciclovias ou ciclofaixas. O limite de velocidade das vias também não pode ultrapassar 50 km/h. O custo de instalação do mobiliário é de responsabilidade dos bares e restaurantes e o uso desses espaços é de exclusividade deles.

Outro estímulo para o setor ocorreu em dezembro, quando a Prefeitura anunciou a isenção em 2022 da cobrança do Termo de Permissão de Uso (TPU) aos bares e restaurantes que colocarem mesas e cadeiras em calçadas. “Beneficiamos os comerciantes e incentivamos as pessoas a ficarem em lugares mais abertos”, disse o prefeito Ricardo Nunes. Com a isenção, a Prefeitura deverá deixar de receber cerca de R$ 10 milhões neste ano.

 

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY