União Fraterna pede apoio da subprefeitura para criação do Museu da Lapa

0
345

Luiz da Silva Filho, presidente da União Fraterna, e Ubirajara de Oliveira, diretor da entidade e da Página Editora, estiveram na Subprefeitura Lapa na segunda-feira (24), com a subprefeita Fernanda Galdino. Na reunião foram apresentados os detalhes da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) Cultural com o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (Conpresp), que ocorreu no dia 20 de janeiro. Luiz da Silva Filho solicitou a colaboração da subprefeitura para encaminhar as ações referentes à criação do Museu da Lapa, um antigo desejo da comunidade e entidades da região.

Segundo o presidente da União Fraterna, desde 2015 existem esforços para instituir o museu, entre eles a catalogação do material que estava na Biblioteca Cecília Meireles, hoje chamada de Centro de Memória e Convívio da Lapa. “Com este instrumento legal e com a ação conjunta da Subprefeitura Lapa, lideranças locais, entidades e comunidade, esse projeto tem tudo para ser concretizado”, afirma Luiz.

A proposta da diretoria da União Fraterna é criar um espaço em sua sede para a realização de uma exposição fixa do acervo. A curadoria será de Paulo Cauhy Júnior, especialista que já coordenou a criação de outros museus na cidade.
Para que o projeto seja viável o mais breve possível, a União Fraterna vai buscar verbas através de patrocínios e de emendas parlamentares. O inventário do acervo do museu foi entregue para Fernanda Galdino.

A Subprefeitura Lapa afirma que apoia e incentiva o projeto de implantação. “Acho importante valorizarmos e resgatarmos as memórias do bairro da Lapa, que é tão enriquecido de cultura e histórias. Museus são fontes privilegiadas de conhecimento e tê-lo aqui em nossa região será muito especial. Parabenizo a iniciativa e coloco nosso gabinete à disposição”, enfatiza a subprefeita da Lapa Fernanda Galdino.

Com a assinatura do TAC, a União Fraterna se comprometeu a ampliar a utilização gratuita de sua sede, garantindo sua função social e cultural. Entre as atividades previstas estão o uso do salão de 312 m² pela Municipalidade, pelo período de quatro dias por ano, pelos próximos dois anos, para eventos organizados pela Secretaria Municipal de Cultura, a disponibilização da sede para ensaios abertos da centenária Corporação Musical Operária da Lapa e para ensaios da Orquestra de Cordas Alberto Nepomuceno, uma vez por mês pelos próximos 12 meses. A assinatura ainda prevê a participação da União Fraterna na Jornada do Patrimônio.

Será mantida a parceria da entidade com o Instituto UniDown pelos próximos dois anos, que poderá realizar seus eventos, como o BalaDown e o CarnaDown, de forma a promover a integração cultural do bairro da Lapa para as pessoas portadoras de deficiência.
A União Fraterna também será palco dos eventos festivos em comemoração ao aniversário da Lapa pelos próximos três anos e realizará visitas guiadas a cada 15 dias durante o próximo ano, para ampliar a relação com as escolas e comunidade local.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY