Paróquia da Vila Ipojuca completa 82 anos

0
224

Dividindo a mesma data de aniversário com a cidade de São Paulo, a Paróquia São João Batista de Vila Ipojuca celebra 82 anos na próxima terça-feira (25). Para comemorar será realizada uma missa de Ação de Graças, às 10h.

A capela da Vila Ipojuca foi construída em 1920, mas foi erigida como paróquia em 25 de janeiro de 1940, com um decreto assinado pelo então Arcebispo de São Paulo, Dom José Gaspar d’Afonseca e Silva, sendo desmembrada das paróquias Nossa Senhora da Lapa e do Calvário. O primeiro Pároco da igreja foi o Padre Walter Schewiora, que permaneceu na função por 29 anos.

Desde 2019 o Padre Fabiano de Souza Pereira está à frente da paróquia, com um trabalho constante de aumentar o engajamento da vizinhança. Nascido em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, o paróco passou cinco anos em missão em Igarapé-Açu, no Pará, onde foi responsável por 49 comunidades.

A festa de São João Batista é celebrada em 24 de junho. Segundo a Arquidiocese de São Paulo, é o único santo da Igreja Católica, além de Nossa Senhora, que se festeja o nascimento, porque a Igreja vê nele a preanunciação do Natal de Cristo. João Batista teve a missão de batizar o próprio Jesus e é um dos santos mais populares do mundo cristão. A sua festa, que integra o calendário das quermesses, conta com música, danças e a tradicional fogueira. “Aqueles que conhecem a fundo sabem da alegria da festa junina que sempre foi realizada na rua. Com a pandemia nossa paróquia não pode realizar durante dois anos, por isso os desafios que estamos enfrentando atualmente. Mas estamos confiantes que esse ano vamos poder festejar e os que nasceram no bairro poderão recordar os bolos feitos com amor que são doados, feitos por mãos generosas da sua avó, mãe, tia ou madrinha. Isto tudo é marcado com uma sutileza profunda na alma”, conta o Padre Fabiano.

Durante a semana, a paróquia foi impactada pelas fortes chuvas. Na tarde de quinta-feira (20) a pressão da água nas calhas danificou o forro da igreja, algo que já tinha acontecido em 2019. Paroquianos foram até o local para ajudar na limpeza das calhas e de outras dependências.

As missas da Paróquia São João Batista de Vila Ipojuca, localizada na Rua Tonelero 967, acontecem de quarta a sexta-feira, às 18h, aos sábados às 17h, e aos domingos às 8h, 11h e 19h. Quem quiser contribuir com o trabalho da igreja pode fazer doações através do PIX: 63.089.825/0281-54.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY