Cades discute transferência de pátio de compostagem

0
356

O Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (Cades) da Lapa realizou sua reunião mensal na quarta-feira (18) com uma apresentação sobre a gestão de resíduos no território. A empresa responsável pelo serviço na região é a Ecoss Ambiental e a Lapa teve o projeto piloto Feiras e Jardins Sustentáveis, além do primeiro pátio de compostagem da cidade.

Inaugurado em 2015 pela Amlurb em parceria com a Subprefeitura Lapa e a empresa Inova, responsável pelos serviços de limpeza na época, o pátio recebe resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras) coletados em feiras livres, evitando que os materiais sejam descartados em aterros sanitários. Mas na área de 3 mil m² na Lapa de Baixo onde funciona o pátio está prevista a construção de moradias da PPP da habitação.

A subprefeita e presidente do Cades Lapa, Fernanda Galdino, disse que busca uma solução para não perder a importante estrutura que, além do seu papel de sustentabilidade, funciona como central de serviços da subprefeitura. “Acredito que a mudança ainda não será esse ano. Precisamos fazer a reconstrução da estrutura que temos hoje e a subprefeitura não tem recursos para isso. Temos também as questões de logística e de trabalho que ficam comprometidas. Estão pressionando bastante e a tendência é que a mudança aconteça, mas estou tentando negociar para que a Amlurb assuma a estrutura e assim seja possível continuar atendendo a Lapa”, disse.

Os conselheiros definiram que vão redigir um ofício para elencar todos os pontos que envolvem a mudança do pátio de compostagem para encaminhar a questão aos órgãos envolvidos e não perder a estrutura. A PPP da habitação foi celebrada pelo Governo do Estado e Prefeitura em 2019 e prevê a construção de 13.180 unidades habitacionais, sendo 2.340 delas na Lapa.

Por ser a última reunião do Cades antes das eleições, conselheiros falaram sobre suas experiências e aprendizados no conselho, além das expectativas para o próximo mandato.
As eleições serão realizadas de forma virtual, entre a 0h deste sábado (21) e as 23h59 de segunda-feira (23) no site Participe+ (participemais.prefeitura.sp.gov.br/polls). A Subprefeitura Lapa realizará um plantão no sábado, das 10h às 16h, para auxiliar eleitores sem acesso à internet. No site da subprefeitura é possível conhecer os candidatos da região.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY