Bloomsday 2016

0
3299

Evento contará também com o lançamento do livro “Sim, eu digo sim – Uma visita guiada ao Ulysses de James Joyce”, de Caetano Galindo

O Bloomsday é uma data mundial comemorada no dia 16 de junho para homenagear o escritor irlandês James Joyce, criador do romance Ulysses, um dos marcos da história da literatura. A 29ª edição da festa, em São Paulo – organizada pelo Museu Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela organização social POIESIS – terá atrações imperdíveis este ano. A relação completa está no site www.casaguilhermedealmeida.org.br

A programação do Bloomsday, bastante diversificada, será realizada nesta quinta-feira, dia 16 de junho, no espaço Anexo da Casa Guilherme de Almeida, na Rua Cardoso de Almeida, 1943, em Perdizes. Entre os destaques, a comemoração dos 50 anos da publicação da primeira tradução brasileira (e em língua portuguesa) de Ulysses, realizada pelo filólogo Antônio Houaiss; além de uma exposição inédita e exclusiva sobre o livro, com mais de 20 volumes em 15 línguas, das coleções dos tradutores e especialistas em James Joyce, Afonso Teixeira Filho e Marcelo Tápia.

Haverá o lançamento do livro Sim, eu digo sim – Uma visita guiada ao Ulysses de James Joyce (Companhia das Letras), de Caetano Galindo (prêmios APCA e Jabuti), responsável pela mais recente tradução de Ulysses, em 2012. A obra anunciada, desde o surgimento de sua tradução, é destinada a conduzir o leitor pelo “labirinto literário” do grande escritor irlandês. Como é dito na quarta capa do volume, “menos preocupado com a anotação acadêmica do que com o prazer da leitura, Galindo mostra como Ulysses, embora cravado naquele célebre 16 de junho de 1904, conversa com todas as épocas e culturas e, sobretudo, com todos nós”.

Outro destaque da programação é a evocação ao poeta, ensaísta e tradutor Haroldo de Campos, criador do Bloomsday em São Paulo, com a leitura dramática de sua peça teatral inédita, A legenda de um cálice. A apresentação sobre Haroldo de Campos contará com a participação de atores e músicos, encerrando-se com uma apresentação vibrante de música instrumental irlandesa. A comemoração terá ainda leituras, apresentações musicais e teatrais.

O evento é coordenado por Marcelo Tápia e Ivan de Campos e tem o apoio do Consulado Geral da Irlanda em São Paulo.

Sobre o Bloomsday

A data do Bloomsday é o dia em que transcorre a ação do romance Ulysses, cujo personagem central, Leopold Bloom, perambula por Dublin, capital da Irlanda, em 16 de junho de 1904. Comemorado em diversas cidades do mundo, como Londres, Dublin e Nova York, o evento foi criado em São Paulo, em 1988, por Haroldo de Campos, que participou de sua organização até seu falecimento, em 2003. O Bloomsday paulistano inspirou outras cidades brasileiras. Hoje, o evento acontece em Florianópolis (SC), Santa Maria (RS), Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS), entre outras. Casa Guilherme de Almeida – Anexo. Rua Cardoso de Almeida, 1943, tel. 3673-1883.
www.casaguilhermedealmeida.org.br

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY