Exposições sobre jogos paralímpicos no West Plaza

0
1811
Público terá a chance de visitar até 21 de março duas mostras gratuitas
que trazem um olhar delicado da trajetória dos atletas com deficiência.
Os clientes que visitarem o West Plaza até 21 de março poderão conferir duas exposições gratuitas: Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiências e Jogos Paralímpicos – Espírito em Movimento. As mostras são realizadas pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e fazem parte das comemorações da Aliansce Shopping Centers, administradora do Shopping West Plaza, e apoiadora exclusiva dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

A exposição do Memorial da Inclusão tem 12 painéis, uma síntese da exposição permanente situada na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A mostra é composta por documentos e imagens que permitem a leitura do movimento social da pessoa com deficiência, sua luta e conquistas.

Os 22 painéis que compõe a mostra Jogos Paralímpicos – Espírito em Movimento abordam a origem do termo paralimpíadas, as modalidades existentes, os precursores dos jogos no Brasil e os principais medalhistas brasileiros. O Time São Paulo Paralímpico, seleção composta por 43 atletas de elite de modalidades como atletismo, bocha, tênis de cadeira de rodas, tênis de mesa, judô, natação, paracanoagem, remo e vela, é destaque da mostra. A equipe é constituída por meio de convênio assinado em 2011 entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Comitê Paralímpico Brasileiro.

A exposição traz ainda uma narrativa histórica sobre as paralimpíadas desde as primeiras disputas esportivas com a participação de soldados que ficaram com deficiência na 2ª Guerra Mundial até a atualidade, quando o Brasil se tornou uma potência nos Jogos Paralímpicos e sedia os jogos neste ano, no Rio de Janeiro.

As duas mostras estão localizadas no 3º Piso do Bloco A do Shopping West Plaza. Segundo a superintendente do West Plaza, Bettina Quinteiro, o objetivo ao trazer essas exposições é aproximar o público dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.  “As exposições trazem um olhar delicado sobre os desafios vividos pelas pessoas com deficiência para que todos possam conhecer e entender melhor a realidade deles. É uma maneira de valorizar a superação desses atletas e a força que eles têm”, destacou a superintendente do West Plaza, Bettina Quinteiro. As Exposições: “Memorial da Inclusão – Os Caminhos da Pessoa com Deficiência” e “Jogos Paralímpicos – Espírito em Movimento” acontecem no 3.º piso, bloco A, de segunda a sábado, das 10 às 22h, e domingo, das 12 às 20h.

Shopping West Plaza 

Avenida Francisco Matarazzo, s/n, Água Branca

Telefone: 3677-4000

www.westplaza.com.br

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY