Perguntas da|Sabatina DaquiTV

0
1310

Cada pergunta foi elaborada pelo editor David Denis Lobão com base em sugestões recebidas por e-mail pela equipe do portal Tudoeste.

Saúde
A Zona Oeste fechou recentemente o hospital privado Itatiaia, que após uma complicada reforma está sendo vendido, e o Sorocabana – que atendia o SUS – está com graves dificuldades de funcionamento. Muitas pessoas também reclamam que postos de saúde de qualidade como a UBS da Vila Romana e do Parque da Lapa “escondidos”, estão em ruas mal localizadas. Como você acha que a situação pode melhorar na região e os problemas atuais serem solucionados?

Educação
A melhor escola estadual da cidade São Paulo fica no Alto da Lapa (Boa Nova) e uma das mais elogiadas pela população localiza-se na Vila Romana (Ciridião); ambas estão situadas em locais considerados nobres, onde a maior parte da população local coloca seus filhos em escolas particulares. Como você vê a educação da região e como ela pode ser melhorada?

Subprefeituras
Dados divulgados recentemente nos jornais mostram que a maioria das subprefeituras da cidade não utilizaram até o fim de julho nem metade de suas verbas. No entanto, na Zona Oeste, estão localizadas duas subs (a da Lapa e a de Pinheiros) que estão entre as três que melhor investiram seu orçamento. Como você vê a relação atual destas subs com a preeitura?

Segurança
Uma das grandes preocupações da Zona Oeste são os roubos de carros. Bairros como Vila Ipojuca e Vila Romana são os campeões em furtos de veículos na cidade. Como a prefeitura pode trabalhar para melhorar a situação destes locais onde existem poucos representantes da Guarda Civil Metropolitana?

Direitos Humanos
Aumentou muito o número de pessoas em situação de rua na Zona Oeste, especialmente na região da Barra Funda e da Vila Leopoldina. Como ajudar estas pessoas e ao mesmo tempo em que respeitamos os direitos humanos delas podemos garantir a segurança e o conforto dos demais moradores da região?

Cidadania
São Paulo é a cidade com a maior parada gay do mundo e mesmo assim são poucas as associações como a dos “Moradores Homossexuais da Vila Romana” e elas quase não possuem apoio como ocorre no Rio de Janeiro com a campanha “Rio sem Homofobia”. Como conter os crimes homofóbicos e outros envolvendo preconceitos como racismo e xenofobia?

Proteção Pública
A Zona Oeste, em especial bairros como Lapa e Pompeia ainda cultivam pessoas com uma religiosidade muito forte, que não enxergam com bons olhos o aumento do número de garotas e garotos de programa na Vila Leopoldina ou os usuários de drogas das regiões da Vila Madalena e do Ceasa. Como o poder público pode resolver questões tão delicadas?

Vida Noturna
Com o crescimento da população jovem da Zona Oeste aumentou o medo da população mais idosa com a vida noturna, problema agravado com os recentes casos de atropelamentos em Pinheiros e na Vila Madalena. Em alguns bairros como Vila Leopoldina e Perdizes aumentou o número de pessoas dirigindo embriagados. Como tranqüilizar estas pessoas sem atrapalhar a diversão de ninguém?

Moradia
Enquanto moradores da Lapa de Baixo reclamam do medo de seus lares serem desapropriados pela operação urbana Lapa-Brás; moradores da Vila Romana e da Vila Leopoldina estão preocupados com o aumento dos edifícios nas regiões podem eles aumentariam o trânsito atrairiam bandidos. Como o poder público pode ajudar estas pessoas?

Transporte Público
Alguns moradores da Lapa comemoraram a possibilidade da rodoviária da Barra Funda ser transferida para a Lapa, outros acham ruim, pois pode atrapalhar ainda mais o caótico transito da região. Por outro lado, moradores que dependem do transporte público, reclamam da péssima conservação de estações de trem (como a Domingos de Moraes, na Vila Anastácio) e a falta de ônibus em ruas de regiões como da Vila Anglo. Como o prefeito pode ajudar estas pessoas?

Áreas Verdes
Frequentadores do Parque da Água Branca reclamam que com a saída de Deuzeni Goldman do cargo de Presidente do Fundo de Solidariedade o local foi abandonado, assim como ciclistas reclamam da falta de ciclofaixas e atletas reclamam das condições limitadas e falta de pessoal capacitado em parques como o Pelezão (no Alto da Lapa) e o Zilda Natel (no Sumaré). Como a prefeitura pode melhorar estas áreas de lazer gratuitas?

Eventos públicos
Organizadores de eventos como a Feira da Pompeia e a Feira da Vila Madalena reclamam da falta de apoio do poder público nestes eventos culturais, além do alto valor cobrado em serviços como a CET. Que ações efetivas a prefeitura pode fazer para garantir a continuidade destes eventos e uma facilidade maior para seus organizadores?

Lazer
Recentemente a casa noturna Pacha (da Vila Leopoldina) fechou e muitos frequentadores alertaram que faltaria incentivo para locais de lazer privado na Zona Oeste. Atualmente teve diversos bares e casas pequenas na Vila Madalena, mas poucas grandes como a The Week, da Água Branca. A casa de shows Sampa Hall (ex-Olimpia) fechou alegando dificuldades com a documentação exigida. O Playcenter já teve parte de sua área tomada pela prefeitura. Como garantir mais espaços de lazer para a população local não precisar se deslocar para outros bairros?

Planejamento urbano
Primeiro problema: Mesmo com o caos do transito em ruas como Clélia e Francisco Matarazzo, os moradores estão vendo a velocidade permitida ser diminuída na região e muitos sugerem que os ônibus sejam recolocados em outras ruas ou mais locais proibindo o estacionamento. O que pode ser feito para melhoria do transito neste centro expandido.
O segundo problema apontado são as enchentes, comuns na região da Água Branca e da Pompeia todos os anos, onde nenhuma grande obra foi feita até o momento.

Encerramento
Como um prefeito de uma cidade como São Paulo pode olhar com mais atenção para uma região como a Zona Oeste? O que pode ser feito e como ele pode ficar mais atento aos problemas desta região sem depender somente de subprefeitos ou vereadores, que nem sempre são muito atuantes. Sendo mais direto: O que você faria para ajudar mais cada região da nossa cidade?

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY