Sesc Pinheiros traz|projeto de Suely Rolnik

0
1263

Foto:

A artista Lygia Clark é ponto central da exposição

O SESC-SP em parceria com a Cinemateca Brasileira lançam pelo Selo SESC a caixa “Arquivo para uma obra-acontecimento”, de Suely Rolnik, em exposição no SESC Pinheiros. Com abertura no dia 18 de agosto, às 20h – que conta com apresentação da autora do projeto – a exposição fica em cartaz no terceiro andar da Unidade até 22 de setembro. Durante o período serão realizadas duas mesas de discussão com convidados mediadas por Suely, Professora Titular da PUC/SP, psicanalista e critica de cultura.

A exposição disponibiliza ao público as 20 entrevistas apresentadas na caixa, uma proposta de arquivo que extrapola a obra e diz respeito a muitas práticas artísticas contemporâneas.

Os filmes apresentados no material, acompanhados de um livreto, são parte das 65 entrevistas realizadas por Suely Rolnik em São Paulo, Rio de Janeiro, Paris, Londres e Nova York que integram o “Arquivo para uma obra-acontecimento”, Projeto de ativação da memória corporal de uma trajetória artística e seu contexto. Com foco na evocação da poética de Lygia Clark (1920-1988) Suely entrevistou Caetano Veloso, Jards Macalé, Suzana de Moraes, Paulo Venâncio, Lula Wanderley, Ivanilda Santos Leme, Ferreira Gullar, Paulo Herkenhoff,Thierry Davila, Rubens Gerchman, Gaëlle Bosser e Claude Lothier, Christinne Ishkinazi, Lia Rodrigues, Hubert Godard, Julien Blaine, Anne-Marie Duguet, David Medalla, Guy Brett e Yve-Alain Bois.

A obra de Lygia Clark é reconhecida como um dos mais vigorosos gestos da arte contemporânea em âmbito internacional. Desde seus começos, consagrados à pintura e à escultura até seu último trabalho (Estruturação do Self), a artista persistiu na investigação de estratégias artísticas que mobilizassem a vulnerabilidade do corpo do espectador às forças que se atualizam na obra como condição da experiência estética e seus efeitos de abertura de acessos ao real.

Arquivo para uma obra-acontecimento
Sesc Pinheiros
Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros
De 18/08 a 22/09

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY