12ª Festa do Divino|Espírito Santo

0
1999

Foto:

12ª Festa do Divino Espírito Santo

Começou no último sábado, 07 de maio, e vai até o dia 28 os festejos para a 12ª Festa do Divino Espírito Santo, em Perdizes. Liderado pelas caixeiras da família Menezes, Dindinha, Zezé, Graça e Bartira, a tradição maranhense tem caráter musical com um culto ao Divino Espírito Santo.

Destacam-se nesta festa as caixeiras, mulheres que, no Maranhão, são responsáveis por conduzir os rituais desta manifestação do catolicismo popular. Presentes em todas as etapas dos festejos, elas cantam e tocam caixa (tambor) para homenagear o Divino.

Segue abaixo a programação da festa para quem deseja acompanhar todo o ciclo.

Dia 15 (domingo) – Um cortejo sai do Espaço Cachuera! às 11h para buscar o mastro próximo ao local (Rua Manoel Gonçalves Foz, n° 3 – Perdizes). Antes e depois do levantamento do mastro há shows com diversos grupos convidados, às 15h, e apresentação de Tambor de Criola (outra importante tradição da cultura popular maranhense), às 19h.

Dia 21 (sábado) – Às 19h, as caixeiras e impérios seguem para a Rua Aracari, 218 (Itaim), para o Buscamento da Coroa, e depois retornam para o Espaço Cachuera!.

Dia 22 (domingo) – As caixeiras cantam na Alvorada, às 6h. Às 10h 30 acontece uma missa na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (Largo do Paissandu, s/n º – Centro), com a presença das caixeiras e das crianças que compõem o império da festa, seguida de cortejo até o Espaço Cachuera!. Lá, durante o dia acontecem ladainhas ao pé do mastro e são oferecidas refeições aos participantes da festa.

Dia 23 (segunda) – Derrubamento do Mastro, às 19h. Em seguida acontece a marcha de Tambor de Criola, o ritual de entrega dos cargos e posse dos novos impérios.

Dia 24 (terça) – Encerramento da 12º Festa do Divino com o Fechamento da Tribuna, às 20h, seguido de mais uma celebração, o Bambaê.

Dia 28 (sábado) – As caixeiras do Divino da família Menezes lançam um CD com cânticos em homenagem ao Divino, também no Espaço Cachuera!, às 21h.

 

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY