Uma pequena praça|uniu os vizinhos

0
1424

Foto:

Jaime e sua praça

No cruzamento das ruas Apinajés, Herculano e Soledade tem uma minúscula praça. Tempos atrás ela serviu de moradia para sem-tetos, depois virou estacionamento de uma concessionária das proximidades e depois foi uma lixeira a céu aberto. Até um incêndio causado por vândalos quase causou a morte de um pé de chapéu-de-sol que foi plantado há cerca de uma década.
Hoje, a praça está restaurada e virou ponto de encontro dos vizinhos da redondeza. A mudança aconteceu graças à iniciativa do artista plástico, designer e grafiteiro Jaime Prades (www.jaimeprades.com.br), que mora a poucos metros da praça. Incomodado com a decadência e o descuido deste pequeno espaço urbano, “deixei de ser espectador e fiz o que pude fazer”, resume Jaime, que resolveu colocar a mão na massa e solitariamente mudou a situação da praça.
Com sua ação, outros vizinhos foram chegando e se conhecendo. Hoje, vários cuidam do espaço. Depois de limpar a praça, Jaime decidiu grafitá-la “para deixar o lugar mais humanizado”. O grafite de Jaime não tem por objetivo decorar. “Feito em preto-e-branco, a ideia é que a vizinhança não se esqueça de sua história e dos fatos que aconteceram com a praça”, explica ele.
Sua ação na praça virou crônica do jornalista Gilberto Dimenstein, na Folha de São Paulo. Para Jaime, “ter desencadeado o espírito de vizinhança, com os vizinhos se conhecendo, mudou muito, todos ficamos mais humanizados e hoje conheço muito deles e de vez em quando nos reunimos na praça para conversar sobre a vida”.
Com essa mudança, a esquina ficou mais alegre. A árvore que quase virou carvão já está se recuperando e várias sementes estão caídas pelo piso. A árvore virou também uma instalação: Árvore das Perguntas, diversas cartolinas com perguntas instigantes e necessárias – do tipo: “você tem feito sua parte?” – estão penduradas pelos galhos. “A ideia é instigar o passante”. Em vez de bancos, pedras ocupam o centro da praça.
Um jardineiro da região plantou algumas folhagens e flores já brotaram. Jaime e os vizinhos planejam fazer um mosaico e criar uma oficina para a vizinhança que agora tem orgulho da sua pracinha.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY